ArTeCeTEra #2! De olho no mundo e panela nas mãos…GO!

O Artecetera é o final da semana da equipe do Musicanoid, e como todo findi que se preze, pra aficcionados da arte como nós, de nada seria, se não fosse hora de pedir pro mundo parar pra gte curtir, apreciar e fazer arte de alguma forma!

A cada fim-de-semana, exposição de ensaios fotográficos, desenhos e todo etc. produzido por nós e também resenhas de shows, espetáculos de todo tipo e, é claro, as coisas bacanas da arte que descobrimos na net e fazemos questão que vcs vejam também!

E a partir da semana que vem, a arte dos doidos que conhecemos pela Curitiba que poucos conhecem vai estar aqui, no nosso ARTECETERA!

E pra dar um gostinho do que vem por aí, o Chef de Cozinha ERIK FILLIES apresenta agora a sua coluna, essa sim, pra dar fome e vontade de descobrir que por trás das panelas pode estar a alquimia da arte chamada gastronomia!

Contaí ERIK, como vai ser??

____________________________

Como eu deveria começar?


Chef Erik e suas panelas

Faz já algum tempo que não escrevo com assiduidade, entretanto resolvi aceitar o convite, e cá estou!

Bem, então acho que a boa educação diz que eu devo me apresentar antes de continuar… Vamos lá!

Me chamo Erik Fillies, nasci lá no interior do Paraná, numa cidadezinha pequena, Telêmaco Borba, e mesmo depois de quase 17 anos em Curitiba o sotaque de caipira ainda dá sinais de vida com certa regularidade. Aqui na “cidade”, fui vocalista de montes de bandas de rock e metal, fui fui lavador de pratos, mecânico industrial, panfleteiro, auxiliar de produção, ilustrador, já fiz pães e salgados em casa pra vender, já vendi coisas pela internet, etc,etc, etc… Enfim, sou um cara que sempre “se virou nos trinta”

Mas a cozinha sempre esteve ali, paralela à tudo isso… Sempre as experiências em casa, sempre os livros e revistas sobre gastronomia que eu comprava em sebos, os almoços e jantares feitos para o pessoal das bandas, as comidas exóticas preparadas em casa só por diversão, o tesão incontido pelas chamas do fogão, pelas panelas…

Tesão!
É isso mesmo!

Cozinha se faz com tesão, o amor pode fazer parte, mas sem tesão não rola! Os aromas, os ingredientes, o fogo lambendo as panelas, aquele calor, o suor em bicas, a concentração e a agilidade na hora de soltar os pratos… A sensação de antecipação, quase como o um pré – orgasmo ao finalizar mais um prato e vê – lo abandonar a cozinha nos braços do garçom em direção à mesa, seu palco, onde ele brilhará… ou será execrado…

Mas não importa! Ele foi feito com tesão, e qualquer emoção que causar ao comensal será bem – vinda! Será sorvida como um vinho barato, porém saboroso junto com os amigos entre a fumaça de cigarros num bar à meia luz.

Isto é cozinha…

O lugar onde os fracos não têm vez…

Onde todos morremos jovens demais, pois nunca aprendemos tudo que a cozinha nos têm à mostrar, mesmo depois de tanto tempo!

E eu estou nisto há uns 10 anos…
E ainda assim parece que são apenas 10 dias…

A cozinha é céu e inferno, é prazer e dor, é intensidade e frivolidade, é agressividade e calidez…

A cozinha é onde suor, lágrimas e sangue se juntam numa sinfonia de loucura que ao ser finalizada deve ser apenas o prazer em forma de sabor e aromas…

E você, caro leitor…??

Você tem tesão?


Ei, o que tá rolando nesse prato aê? Volta semana que vem que o Chef
te conta!

__________________________________

NU OLHO do NoiD #2!!


Começo de outono num domingo de Sol…JUST ENJOY IT!

E agora pára tudo e vai fazer alguma coisa lá fora, vai!
😉

Advertisements

2 thoughts on “ArTeCeTEra #2! De olho no mundo e panela nas mãos…GO!

    • Hey Bárbara!! Valeu o comentário!! A casa do Musicanoid tá em reforma, mas tá pra voltar com mais posts como esse!! Volte sempre que a gte vai ficar mto feliz d t ver por aqui! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s